Opinião: Desfalques brasileiros desmotivam Record na cobertura do Pan de Toronto
Opinião: Desfalques brasileiros desmotivam Record na cobertura do Pan de Toronto
Marta, Anderson Varejão, Sarah Menezes e César Cielo não estão disputando o Pan |
A Rede Record 'escanteou' os Jogos Pan-Americanos de Toronto e está fazendo uma cobertura tímida do evento. A emissora da Barra Funda enviou uma equipe menor ao Canadá e diminuiu pela metade as horas de transmissões, em comparação ao Pan de Guadalajara, realizado há quatro anos atrás.
As queixas são diversas, tanto dos telespectadores quanto dos críticos de televisão. Porém, o Bispo Edir Macedo e cia. têm bons motivos para dar pouco espaço ao Pan. O principal deles é o baixo nível técnico da competição, causada por vários desfalques importantes da equipe brasileira em vários esportes.
Nas modalidades que geralmente atraem mais audiência, como o vôlei, basquete, futebol, judô, natação e ginástica artística, as principais estrelas estão de fora por motivos diversos. Aqui vamos listar apenas os principais atletas que não foram ao Pan:
Judô: Sarah Menezes, atual campeã olímpica, não foi convocada, e Rafael Silva, número 2 do mundo na categoria peso-pesado, está lesionado.
Natação: César Cielo decidiu priorizar o Mundial de Kazan, na Rússia. Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Alan do Carmo, medalhistas mundiais da maratona aquática, também vão priorizar o Mundial.
Vôlei: A equipe masculina decidiu priorizar a fase final da Liga Mundial, e levará um time 'reserva' ao Pan. Já a seleção feminina priorizou o Grand Prix e disputará o Pan com uma equipe mista.
Handebol: Eduarda Amorim, melhor jogadora do mundo, se recupera de uma cirurgia e vai desfalcar a seleção feminina, atual campeã mundial.
Tênis: Thomaz Bellucci, melhor brasileiro no ranking da ATP, vai priorizar as competições que valem pontos para a classificação olímpica. A dupla Bruno Soares e Marcelo Melo também está fora do Pan.
Futebol: Marta, eleita cinco vezes a melhor do mundo, não foi convocada pela seleção feminina.
Vôlei de praia: As atuais campeãs do Circuito Brasileiro feminino, a dupla Larissa e Talita, além de Emanuel e Ricardo, campeões olímpicos masculinos, não foram levados ao Pan.
Basquete: Os jogadores da NBA, como Nenê, Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão, não foram convocados.
Ginástica artística: Diego Hypólito, bicampeão mundial do solo, e Sérgio Sasaki, ouro no último Pan, se recuperam de lesão.
Com esses desfalques, fica claro que o evento não atrai audiência, por maior que seja a dedicação da emissora ao Pan. Nos Jogos de Guadalajara, em 2011, quando a Record fez uma ampla cobertura, os resultados de audiência e faturamento já ficaram abaixo do esperado, e em 2015, o canal preferiu priorizar o que dá mais audiência, como a novela 'Os Dez Mandamentos', e sublicenciar os direitos ao SporTV para evitar um fracasso ainda maior.
Esta seja, talvez, uma justificativa para a Record não dar muito espaço ao Pan. Não era o que a emissora queria, mas não tinha muitas opções. Nessa situação, não há o que fazer. Os desfalques brasileiros, de fato, desmotivaram os bispos.
Por Otto Rezende.
***
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)
Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.
Comentários