Globo ignora Paralimpíada, mas exalta cobertura jornalística do evento
Emissora carioca diz que ajudou os Jogos de outras formas
Divulgação |
Mesmo obtendo os direitos de transmissão dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a Rede Globo não está exibindo o evento ao vivo, diferentemente do que ocorrera na Olimpíada, em agosto.
De acordo com o site UOL, a diferença no tratamento à Paralimpíada é nítida. O único espaço fixo é o "Boletim Paralímpico", programa criado especialmente para o evento, comandado pela apresentadora Cristiane Dias com comentários de Fernando Fernandes, que entra no fim da noite.VEJA TAMBÉM
SporTV inicia cobertura da Paralimpíada com audiência em alta
Na TV aberta, a única a transmitir eventos ao vivo é a TV Brasil - para São Paulo, a TV Cultura retransmite o sinal da emissora pública do governo federal -, MAS sem o mesmo alcance da Globo. A emissora carioca optou por flashes com as principais provas de brasileiros.
Por outro lado, os principais programas jornalísticos estão sendo generosos com os Jogos. Na noite de sexta-feira (9), por exemplo, o "Jornal Nacional" dedicou quase um quarto do noticiário aos paraolímpicos. O "Fantástico", no domingo (11), também deu ampla cobertura.
Sobre o fato de ignorar os eventos da Paralimpíada, o departamento de comunicação da Globo explica em nota que "o tema está presente nos nossos programas esportivos, jornalísticos e, inclusive, nos de entretenimento".
A emissora também exalta que ajudou os Jogos de outras formas. "O nosso compromisso com os valores paraolímpicos vai além da transmissão. Desde muito antes de os jogos começarem, incentivamos a compra de ingressos antecipadamente, mostramos a chegada das delegações e dos atletas, a preparação da cidade para receber o evento, as questões de acessibilidade e os melhores momentos da Cerimônia de abertura em horário nobre com grande audiência”, completa.
Questionados sobre o tema, os atletas preferem não criticar a escolha da Globo em não exibir ao vivo. “Já foi muito pior, antigamente as pessoas nem sabiam o que era futebol de cegos, agora já passa na TV a cabo”, disse Ricardinho, jogador da seleção brasileira de futebol de 5 (para cegos).
O comitê organizador da Rio-2016 também é contrária às críticas a emissora. “Não temos recebido nenhuma outra coisa da Globo que não seja apoio. Apoio incondicional. O programa noturno da emissora é muito bom. Aos poucos, os Jogos Paraolímpicos vão ganhando seu espaço e isso ficará como legado da Rio-2016”, afirmou Mario Andrada, porta voz da organização.
***
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)
Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.
Comentários