Acordo com TVs gera problema para CBF ajustar calendário em ano de Copa do Mundo
Competições como os Estaduais e Copas Verde, do Nordeste e da Primeira Liga têm contratos com emissoras para um mínimo de datas
Reunião realizada na sede da CBF em 2016 (Foto: CBF / Divulgação) |
PUBLICIDADE |
Por conta da Copa do Mundo da Rússia, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tenta montar um quebra-cabeça para ajustar o calendário de 2018, em meio a um novo cenário com Libertadores e Copa do Brasil disputados até o final do ano e ao acordo com as emissoras de televisão.
Segundo revelou o jornalista Rodrigo Mattos, em seu blog no 'UOL', as Federações pressionam para não perder datas de seus Estaduais. Competições como o Paulista e o Carioca têm contratos com a Globo para um mínimo de datas, o que geraria perda de valor.
Atualmente, 18 datas são destinadas para os Estaduais. No entanto, é bem improvável que CBF possa reduzir essas competições para encaixar o calendário. Uma tendência é o início desses campeonatos voltar a ocorrer em janeiro, comprometendo a pré-temporada. No entanto, ainda não há martelo batido sobre o assunto.
Além disso, há ainda questões sobre o encaixe das Copas Verde, do Nordeste e da Primeira Liga. Essa última pode virar competição de pré-temporada, mas o contrato com a Globo torna complicada a sua extinção. Já o Nordestão está garantido com 12 datas por contrato com o Esporte Interativo.
O calendário atual teve 111 datas de competições somadas, sendo algumas coincidentes como Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. Dessas, há 38 datas do Brasileiro, e 18 para o Estadual que já ocupam todos os finais de semana.
O problema é que com a Copa-2018 não poderá haver jogos entre 14 de junho e 15 de julho. Haverá uma perda de dez datas. A CBF já disse que não vai paralisar o Brasileiro durante o período de preparação do Mundial, assim como fez na Copa-2014. O entendimento na confederação é de que isso é inviável.
Esses e outros elementos serão levados em conta pela CBF em um calendário que promete ser mais complicado até do que o da Copa de 2014 que foi no país. A confederação ainda não informou quando sairá o documento.
***
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)
Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.
Comentários